Cabeçalho arrumado.png
samael (1).jpg

V. M. SAMAEL AUN WEOR

 

 

Victor Manuel Gómez Rodríguez, V.M. Samael Aun Weor, nasceu na Colômbia, no dia 03 de março de 1917. Dotado de faculdades superiores, desde criança dedicou-se à espiritualidade pura;  aos dois anos, sentava em meditação. Suas inquietudes levaram-no a perscrutar todas as escolas filosófico-esotéricas do presente e do passado. Aos dezesseis anos ditava conferências de esoterismo puro; aprofundou-se em Psicologia, Antropologia, Cosmogenia, Filosofia, Esoterismo prático, Cristianismo primitivo, etc. Insatisfeito com o labirinto  das teorias e do vão racionalismo humano, renunciou ao mundo dos conceitos elaborados e se reduziu a si mesmo ao “zero radical”. Foi assim que se encontrou. Em 1950, entregou ao público o livro O MATRIMÔNIO PERFEITO, fundando o MOVIMENTO GNÓSTICO CRISTÃO UNIVERSAL, reluzindo, então,  sua mensagem revolucionária e prática. Desenvolveu a maior parte de sua atividades na Colômbia e Cidade do México, onde deixou seu corpo físico no dia 24 de dezembro de 1977.

 

Mestre Rabolu.png

V. M. RABOLU

 

 

Joaquin Enrique Amortegui Valbuena, V.M. Rabolu, nasceu na Colômbia, no dia 11 de outubro de 1926. Camponês, desde pequeno meditava na grandiosidade da natureza, observando a sua perfeição. Adulto, teve os vícios dos homens e vida de cidadão comum. Aproximou-se de Samael Aun Weor com muita desconfiança. Comprovada a seriedade de sua vida e colocando em prática seus ensinamentos, tornou-se um homem de consciência desperta. Um autêntico mestre. Sua principal característica a frente da Nova Ordem foi conseguir sintetizar o ensinamento do V.M. Samael, isto é, transmitir de uma maneira simples e ordenada, para que os estudantes pudessem assim entrar de fato no terreno prático do esoterismo.

 

SAIBA A VERDADE DOS FATOS

 

PORQUE OCORRERAM AS DIVISÕES NO MOVIMENTO GNÓSTICO? 

 

1) Nos tempos atuais tem aparecido uma grande quantidade de falsos mestres, usurpando os ensinamentos da Gnose e agregando ensinamentos distorcidos. Como se chegar a mestria fosse tão fácil como "soprar garrafas", já dizia o V.M. Samael. Ocorre que o V.M. Rabolu foi o único de fato, reconhecido publicamente pelo V.M. Samael em vários documentos durante os anos de 1975 e 1976, delegando-lhe poderes para promover as reformas dentro da Instituição. Outro vieram com documentos extemporâneos, apresentados após o desencarne do V.M. Samael, com a assinatura do mesmo comprovadamente falsificada. Anexamos abaixo cópia de um dos documentos emitidos na época, onde o V.M. Samael anuncia a mestria do V.M. Rabolu:
 


Tradução:

AUTORIZAÇÃO DO V.M. SAMAEL AUN WEOR AO V.M. RABOLU PARA LEGISLAR, 
TRANSFORMAR E RESOLVER PROBLEMAS

 

 

DO MOVIMENTO GNÓSTICO CRISTÃO UNIVERSAL

SEDE PATRIARCAL DO MÉXICO

 

 

A SEDE PATRIARCAL DO MÉXICO, CONSIDERANDO INDISPENSÁVEL, estabelecer a lei e a ordem no MOVIMENTO GNÓSTICO CRISTÃO UNIVERSAL, autoriza o Venerável MESTRE RABOLU (JOAQUIN AMORTEGUI VALBUENA) para legislar, transformar, julgar e resolver problemas relacionados com o MOVIMENTO GNÓSTICO CRISTÃO UNIVERSAL EM GERAL.

 

O VENERÁVEL MESTRE RABOLU conta com todo o apoio da SEDE PATRIARCAL do MÉXICO.

 

Qualquer desacato aos ordenamentos do MESTRE RABOLU poderá ser sancionado com a expulsão de quem, um ou mais que, assim procederem.

 

O MESTRE RABOLU é um Mestre do CARMA reencarnado e devidamente reconhecido pela SEDE PATRIARCAL DO MOVIMENTO GNÓSTICO CRISTÃO UNIVERSAL na cidade capital de México, D.F.

 

PAZ INVERENCIAL

 

 

Firmado aos 15 dias do mês de outubro do ano de 1975 (13° ano de Aquário pelo PATRIARCA DO MOVIMENTO GNÓSTICO CRISTÃO UNIVERSAL.

 

 

SAMAEL AUN WEOR


 

Fonte: Do ponto final ao . seguinte

 

***************************************************************************************************


2) Já no início de 1976, no Grande Manifesto Gnóstico Internacional, aparece novamente a referência ao V.M. Rabolu:
 

"GRANDE MANIFESTO GNÓSTICO INTERNACIONAL

1° de janeiro de 1976

_________________________________

MESTRE RABOLU

 

O Venerável Mestre Rabolu. Mestre do Carma, reencarnado e em pleno cumprimento de suas funções, deverá, por ordens do Patriarca do Movimento Gnóstico Internacional, Samael Aun Weor, fazer cumprir todos os decretos da Sede Patriarcal do México.

 

Qualquer ato de desacato, desobediência, ou falta de respeito ao muito respeitável e muito Venerável Mestre Rabolu e, por conseguinte, qualquer despropósito neste sentido, será sancionado com a expulsão imediata.

 

O Mestre Rabolu, como Juiz do Carma, tem poderes absolutos para estabelecer a Ordem onde quer que se faça necessário.

 

Sede Patriarcal do México respalda firmemente todos os trabalhos e conclusões do Mestre Rabolu.

 

Indubitavelmente o Mestre Rabolu deve derrubar muitos ídolos de barro e corrigir muitos erros.

 

Firmado:

 

 

SAMAEL AUN WEOR

 

(Tomado textualmente do "Grande Manifesto Gnóstico 

Internacional, ano de 1976, pelo V.M. Samael Aun Weor)"

 

 

Fonte: A Nova Ordem

 

***************************************************************************************************************

 

ARNOLDA G. DE GÓMEZ


3) É sabido também que o V.M. Samael Aun Weor, ao desencarnar não deixou textualmente designado a ninguém a função de Diretor Mundial da Instituição. Mas o que se sucedeu em seguida foi uma série de traições ao mestre. A primeira veio da própria família, onde sua filha, Hypatía G. de Lozano, informou em reunião aos demais diretores que havia escutado dos lábios do mestre, o mesmo dizer que a Sra. Arnolda G. de Gómez, esposa do V.M. Samael, deveria ser a Diretora Mundial. A Dra. de Lozano pegou como testemunha do fato o Sr. Fernando Salazar Bañol (que havia sido secretário do mestre Samael naquela época), onde o mesmo comenta que naquele momento emitiu um "sim", firme. Anos mais tarde, em carta aos irmãos canadenses, o mesmo confirmou que mentiu a plena consciência, pois não havia testemunhado nada da declaração de Hypatía.

Sobre a Sra. Arnolda (boddhisattwa do V.M. Litelantes), comenta o V.M. Rabolu em carta a um estudante, no ano de 1983*: 

"Referente a Dona Arnolda, o que se passa é que quando um boddhisattwa não morre, os resultados são os que se estão vendo. Ela nunca quis dar importância a morte e como é lógico, os eus sempre tendem a encaminhar a pessoa pelo material, tal como ela tem-se entregue, à especulação do ensinamento e a cobrar o que ninguém lhe autorizou a cobrar. (...)

(...) Dona Arnolda unicamente chegou à Quarta de maiores, porque nem sequer tem escolhido o caminho. Já é muito difícil que ela supere esta etapa pela qual atravessa, posto que já se comprometeu com todos os traidores e isto é castigado severamente pela Loja Branca.

*Fonte: Do ponto final ao . seguinte

***************************************************************************************************

 

JULIO MEDINA

 

 

4) Outra dissenção que houve na época esteve relacionada a Julio Medina Vizcaino (Boddhisattwa do V.M. Garga Cuichines). Desde o início da fundação do Movimento Gnóstico este estudante sempre esteve muito próximo ao mestre Samael, inclusive desempenhando funções de alto comando na instituição. Ocorre que há algum tempo Julio Medina vinha se colocando contra as reformas que o V.M. Rabolu estava realizando na instituição e o caso chegou a um ponto em que o mestre Samael se viu obrigado a isolá-lo, retirando-lhe a força marciana, conforme se demonstra nos textos abaixo:

 

"GRANDE MANIFESTO DA SEDE 
PATRIARCAL DO MÉXICO

1º de junho de 1976

____________________________

 

A Nova Ordem estabelecida pelo Venerável Mestre Rabolu é depuradora em cem por cento, e quando se processa didaticamente, de acordo com a lei da balança, não poderia, de modo algum, causar martírio de nenhuma espécie.

 

O Movimento Gnóstico tem que renovar a si mesmo. De nenhuma maneira poderia prosseguir com sistemas caducos. Se o Movimento não se renovasse a si mesmo continuamente, entraria no processo involutivo decadente.

 

Sem exagero de nenhuma espécie, pudemos verificar alguns aspectos muito relacionados com a lei da entropia (involução manifesta), em algumas seccionais.

 

No tabuleiro de xadrez da vida existem fichas brancas e negras. Os cosmocratores, às vezes têm que reforçar fichas brancas, às vezes têm que reforçar fichas negras.

 

Hitler e Mussolini foram fichas negras, reforçadas pelos agentes da lei, com o propósito de castigar o mundo.

 

Quando uma ficha negra cumpriu sua missão, de tipo cármico, perde toda força e cai inevitavelmente..

 

Em nosso Movimento Gnóstico, algumas fichas negras caíram; mas as fichas brancas ressaltam a simples vista no SUMUM SUPREMUN SANCTUARIUM GNÓSTICO DA SERRA NEVADA DE SANTA MARTA.

 

Vem-me à memória, nestes instantes, uma obra esotérica muito interessante, intitulada: "CARTAS QUE ME AJUDARAM".

 

Quando revisamos a minha carta dirigida a JULIO MEDINA, com data de 29 de janeiro do ano em curso, pudemos evidenciar toda uma cátedra esotérica que, em vez de prejudicar, ao contrário, beneficia em cem por cento aos estudantes gnósticos.

 

Motivo este mais do que suficiente pelo qual de modo algum me oporia eu à difusão dessa Carta-Cátedra, ou epístola, com sabor estritamente ocultista e esoterista.

 

Até eu mesmo propiciaria a difusão de tal Carta-Cátedra, pois bem sabemos que, em vez de prejudicar, beneficiaria.

 

De modo algum a Sede Patriarcal do México poderia autorizar marcha para trás, para etapas já superadas. A Nova Ordem estabelecida pelo VENERÁVEL MESTRE RABOLU  foi devidamente autorizada pelo Patriarcado, desde a Sede Patriarcal do México,

 

 

(firmado)

 

 

SAMAEL AUN WEOR

(Tomado diretamente do "Grande Manifesto Sede Patriarcal do 

México, 10 de junho de 1976, pelo V.M. Samael Aun Weor)"

 

 

Fonte: A Nova Ordem
 

Nota: acesse o link para conhecer o teor da carta citada pelo mestre - CARTA CÁTEDRA


 

5) A documentação a seguir demonstra o isolamento a que foi submetido Julio Medina:


Tradução:
 

México, D.F., 29 de janeiro de 1976

 

VENERÁVEL MESTRE RABOLU

SAUDAÇÕES E ADORAÇÕES

 

Recebei minha saudação gnóstica.

 

Permita-me fazer uma ÚLTIMA LUTA, a fim de SALVAR o Boddhisattwa do Mestre Garga Cuichines.

 

Acabo de remeter a dito Boddhisattwa uma  CARTA REFLEXIVA com propósitos evidentes.

 

Se todos os meus esforços falecem, com dor em minha alma, ver-me-ia na necessidade de não provisioná-lo mais com minha MARCIANA ENERGIA.

 

Conclusão: Ficaria ISOLADO, coisa que não desejo em verdade, pois, ainda espero um MILAGRE. Aguardai-me, por favor, e TENDE FÉ EM MIM.

 

Tenho estado no TRIBUNAL DO CARMA. A razão está de VOSSA PARTE. TENDES A RAZÃO!

 

VOS SEGUIREI INFORMANDO.

QUE VOSSO PAI QUE ESTÁ EM SECRETO E VOSSA DIVINA MÃE KUNDALINI VOS BENDIGAM.

 

 

SAMAEL AUN WEOR

(É fiel cópia do original)

 

Fonte: A Nova Ordem

 

Tradução:

MENSAGEM PARA OS IRMÃOS DO SUMUM SUPREMUN SANCTUARIUM DA SERRA NEVADA DE SANTA MARTA.

Queridos irmãos gnósticos!
PAZ INVERENCIAL.

A presente carta tem por objetivo dar-vos ORDENS para CONTROLAR FORÇAS.

De modo algum desejaríamos PREJUÍZOS PARA o Movimento Gnóstico Internacional.

O MESTRE RABOLU  dará ORDENS concernentes ao ISOLAMENTO que deverá ser feito ap SENHOR JULIO MEDINA VISCAÍNO.

Terá que trabalhar com meus discípulos, OS ANJOS LUNARES DA ANTIGA TERRA LUA.

Eu, por minha parte, COOPERAREI NESTE TRABALHO ESOTÉRICO. Este trabalho terá que durar 30 dias em CADEIA CONTÍNUA, em turnos de 03 pessoas, que trocarão a a guarda a cada 03 horas, de dia e de noite.

No último dia se trabalhará durante 24 horas com turnos de 13 PESSOAS.

OBJETIVO: SALVAR O MOVIMENTO GNÓSTICO,. IMPEDIR DANOS. BUSCAR A FORMA DE TRIUNFAR.

FIRMADO NO MÉXICO, D.F., NO DIA 04 DE MARÇO DE 1976, PELO PATRIARCA DO MOVIMENTO GNÓSTICO CRISTÃO UNIVERSAL.



 

SAMAEL AUN WEOR

(É fiel cópia do original)

 

Fonte: A Nova Ordem

 

 

6) Diante de tantas evidências acerca do isolamento de Julio Medina, como o mesmo pode enganar outra boa parcela da comunidade gnóstica, criando as divisões dentro do Movimento? Resposta: O mesmo apresentou o documento falso abaixo, onde o mesmo passou por análise grafológica da assinatura do V.M. Samael, percebendo-se a falsificação da mesma:

 

 

***************************************************************************************************


CONCLUSÃO


7) Antes de desencarnar, o V.M. Rabolu anunciou que não havia ninguém lhe seguindo no caminho esotérico (diferente do V.M. Samael, que numa de suas últimas obras, antes de anunciá-lo pelos documentos assinalados acima, dizia que via um "indiozinho" lhe seguindo no caminho das Três Montanhas).

Então, vejam que delicado é esta situação. Existem falsos mestres, uns que traíram as orientações do V.M. Samael, outros que foram se voltando contra o V.M. Rabolu ainda quando o mesmo estava vivo, fundando ou dirigindo outras instituições. E existem também outros falsos mestres que apareceram depois do V.M. Rabolu desencarnar (em 08/01/2000). Quer dizer, estes últimos num tempo bastante curto despertaram o Kundalini e construíram seus corpos solares, concluindo  a 5ª Iniciação de Mistérios Maiores? Algo que o Mestre Samael, por ex., levou 14 anos para realizar (7 anos para despertar o Kundalini e mais 7 para construir os seus corpos solares e encarnar o seu Real Ser). Já o V.M. Rabolu realizou esta obra em 22 anos (11+11)...
 

De forma que, diante do exposto, NÃO SE RECONHECE NENHUM OUTRO MESTRE DA GNOSE CONTEMPORÂNEA ALÉM DAS DUAS TESTEMUNHAS DO APOCALIPSE: V.Ms. SAMAEL AUN WEOR e RABOLU. Se entende que o V.M. Rabolu, por ter sido anunciado documentalmente pelo V.M. Samael como UM AUTÊNTICO MESTRE DE CONSCIÊNCIA DESPERTA, era o único que poderia em vida fazer a anunciação de outro mestre (se este tivesse existido!). É sabido, também, que ambos os mestres ainda retornam ao plano físico, para resgatarem as suas sementes. Oxalá estejamos todos de pé e trabalhando pelo lado certo por estas épocas. Se for para ainda aparecerem outros mestres de consciência desperta, que sejam estes reconhecidos publicamente pelos V.M. Samael e Rabolu, quando os mesmos retornarem. Como dizia o mestre Rabolu: a um falso Mestre nem as portas do Templo lhe é possível chegar. Nos afastemos pois, o quanto antes, do falso. Pois aquilo que é falso no externo só pode nos levar a um caminho falso no interno. Reflitamos sobre tudo isto irmãos...

Paz Inverencial!