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MORTE PSICOLÓGICA

 

"COM A MORTE SE MATA A MORTE POR TODA UMA ETERNIDADE." (Samael Aun Weor)

 

"Essa é a Grande Batalha de que fala a Bíblia. Essa é a Grande Batalha! Um contra milhares e tem que se jogar o tudo pelo tudo aí."

(V.M. Rabolu) 

É bem sabido que quando se precisa saber como somos ou agimos diante de determinada situação podemos fazer esta pergunta as pessoas que nos rodeiam, pois normalmente eles tem uma "caricatura" perfeita de nós mesmos, livres das fantasias que fomos criando ao longo do tempo.

 

Os defeitos são um amontoado de personagens dentro de nós. Quando nos pegamos mentalmente conversando com nós mesmos aí eles estão, cada um defendendo o seu posto ou território. A Gula está sempre pensando em como se satisfazer, seja com aquele “doce delicioso” ou um evento festivo, em nossa casa ou em outro lugar. Em uma refeição, por vezes podemos comer demais, simplesmente porque a gula ainda não está satisfeita, mas de qualquer forma temos de partir do princípio que os defeitos nunca se satisfazem totalmente, eles se alimentam com suas manifestações e na verdade são eternamente insaciáveis. Se comemos demais ou estamos com excesso de peso, isto pode nos atrapalhar no resultado das práticas. Se eliminamos a gula nasce a virtude da Temperança, onde vamos aprendendo a desenvolver uma relação adequada com nosso corpo físico e assim repercutindo de forma favorável internamente.   A Luxúria visa se alimentar do prazer dos sentidos, tornando o sexo algo animalizado ou violento ou ainda nos levando a alimentar outros vícios. De forma que a luxúria só tem um objetivo, que é a nossa caída sexual, seja no físico ou através das poluções noturnas e quando isto ocorre temos quedas de impulso para o trabalho interno. Se eliminamos a luxúria nasce em nós a Castidade, vamos aprender a nos relacionar com a sexualidade de forma pura. Isto também vaio nos favorecendo nas práticas e internamente no acesso aos Templos de Sabedoria. O Orgulho nos gera esta falsa sensação de sermos importantes, nos sentindo superiores aos demais, seja por alguma qualidade, conhecimento ou posse material, enquanto todos sabemos que do prisma espiritual não valemos um centavo. Por orgulho queremos nos sobrepor aos outros em algum aspecto, inclusive podendo humilhar a alguém. Mas assim como existe esta questão de acharmos que somos melhores que os demais existe também o oposto, onde achamos que somos inferiores (baixa autoestima, complexo de inferioridade...). Em contraposição ao orgulho temos a virtude da Humildade, vamos aprendendo a atuar de forma simples, dando mais valor as coisas reais e verdadeiras. Geralmente quando somos confrontados em algo, o orgulho vai se associar a Ira e vamos ter reações explosivas, seja interna ou externamente, gerando grande perca de energia. Todas estas manifestações vão roubando energias dos Centros da Máquina Humana (Intelectual, Emocional, Motor, Instintivo e Sexual), deixando-os mais densos, carregados com esta energia falsa dos Eus e assim nos afastam dos resultados que precisamos das práticas e da comprovação do Real. Se eliminamos a Ira, nasce a virtude da Doçura (paciência, serenidade). Estas virtudes são necessárias inclusive para termos êxito nas práticas de meditação e desdobramento astral, por. ex.  A Cobiça luta pelo material em demasia, quer ter mais do que se precisa, se polariza de forma excessiva em relação ao trabalho, ao mundo externo. Por ambição dispendemos grandes quantidades de energia e na hora das práticas estamos exaustos, seja física, mental ou emocionalmente. Na parte da cobiça, tem a contra parte também que é a avareza (que não quer abrir mão de nada). Importante destacar que também existe a ambição por poderes espirituais, faculdades, mas os mestres sempre nos ensinaram que o que devemos é nos preparar para receber estes poderes e faculdades, através da eliminação dos defeitos e das práticas místicas. Se trabalhamos sobre a cobiça nasce em nós a virtude do Altruísmo, da benevolência. Neste caso também vai aparecer a Inveja. Inveja de um irmão, de ele ter algo que desejamos. Pode ser no lar, no trabalho ou em relação ao próprio ensinamento (virtudes, faculdades, etc). Por inveja se desenvolve a maledicência, ficar falando dos outros ou até podemos agir para obstaculizar o caminho dos demais. Em contraposição a inveja, se trabalhamos sobre ela, nasce a virtude da Filantropia, da alegria pelo bem alheio ou pelos demais. Completando o quadro temos a Preguiça e com ela mais obstáculos a nossa frente: existe a preguiça mental, onde não vamos nos aprimorar na compreensão de como corrigir os nossos erros, existe a preguiça física, onde deixamos de ser organizados e diligentes em nosso dia a dia, consequentemente isto vai repercutir negativamente nas práticas, pois há também a preguiça espiritual, que é aquela que nos impede de investigarmos a fundo todo este conhecimento que recebemos. Então a preguiça é a má-vontade, seja em relação aos demais, a nós mesmos ou em relação às próprias Hierarquias e Partes Internas, que não medem esforços para nos auxiliar neste caminho. Se trabalhamos sobre a preguiça vai nascer em nós a virtude da Diligência.

 

Todas estas virtudes pertencem a nossa Essência e para que elas possam se manifestar precisamos eliminar estes defeitos psicológicos que em determinado momento se manifestam. Para isto precisamos estar em recordação de si mesmos, lembramos de nosso Pai e Mãe internos, pedindo-lhe ajuda para o trabalho. Estando em recordação de si precisamos realizar o desdobramento psicológico da Auto-Observação, que é a capacidade de nos dividirmos em dois: Observador (Essência) e Observado (Defeito), somente desta forma podemors ir percebendo como o defeito em dado momento consegue controçar a máquina humana e seus centros (Emocional, Intelectual e Sexual) a seu bel prazer.  Percebido um defeito com a Auto-Observação, neste momento devemos apelar a nossa Mãe Divina particular, já que a mesma possui um poder eletrônico, superior a energia do próprio defeito. Devemos mentalmente pedir a nossa Mãe Divina: - Mãe Divina! Retira de mim este defeito! Desintegra-o! Se faz a petição com força, com energia e se imagina que a Mãe Divina, com sua lança, desintegra aquele defeito a poeira cósmica. A medida que um defeito é eliminado, se libera uma partícula de Essência do mesmo e esta partícula se junta a parte de Essência que já temos livre dos Eus e vamos possibilitando adquirir mais força e conhecimento para o trabalho. De forma que a Morte Psicológica é a prática básica de todo estudante do esoterismo, pois com ela se pode ir trilhando um caminho verdadeiro, que nos possa levar definitivamente a Auto-Realização Íntima do Ser. Paz Inverencial!

MEDITAÇÃO

 

"A todos aqueles intelectuais que nos escrevem, dizendo-nos que não conseguiram sair em Corpo Astral com as CHAVES que lhes ensinamos, lhes receitamos-lhes uma boa dose de MEDITAÇÃO INTERNA. É urgente que bebam do VINHO DA MEDITAÇÃO na taça da PERFEITA CONCENTRAÇÃO.” (Samael Aun Weor)

DESDOBRAMENTO ASTRAL

 

Frequentemente nos perguntam por que damos tanta ênfase à prática do desdobramento astral e a resposta tem sido uma só: “A desintegração dos defeitos e o desdobramento astral são as ÚNICAS FÓRMULAS que há para o resgate” (V.M. Rabolu – Hercólubus ou Planeta Vermelho).